Caderno do aluno 3º ano - Historia Volume 1

Pagina 4.


1. Que os mulatos de destintas matrizes não se reproduzem,a maioria s~çao esterios e os que não são geram filhos malsãos e inviaveis .


2. A superioridade dos homens brancos ( raça europeia )


3. O resultado é que o comercio,os interesses e todas as fabricas grandes ou pequenas,estão na mão de estrangeiros


Pagina 5.


a) Sim,por que na visão dele teem tudo haver


b) Por que eram superiores,e por que tinham a pele branca


c) Pois se fosse verdade o Brasil ja teria acabado há muito tempo,pois no Brasil ainda ha varias raças misturadas



d) Que no texto a imigração Europeia p/ vir ser "patrão " aqui

Pagiina 6 .

a) Não .Pois ele escreve questionando justamente isso,pois eles inventaram de tudo,descobriram de tudo... Mais o mais importante da civilização eles não tinham O respeito .


b) Pra um os brancos são superiores e teem direito de absolutamente tudo e os negros e mestiços nao tem direito ha nada.Enquanto o Frances acredita que somos todos iguais e temos o mesmos direitos e alem disso que a cor da pele nao faz o carater de cada um.


c) Podemos afirmar siim.Pois um acha que a " civilização " é direito de todos enquanto isso o outro por suua vez defende que so os brancos são capazes de serem civilizados pois são superiores pela cor da pele .E so eles teem a essa tal civilização

pag7...
a)Inglaterra>egito,nigeria,africa do sul, sudao angola,egito

b)Fraça>Madagascar,argélia,Africa ocidental,frança,tripoli,Africa equatorial fracesa



Pag 8....
c)Estado do conga
d)moçabique, angola


2 a) conquistaram a liberdade
b)a coferencia teve objetivo de Organizar regras ,a ocupação da africa pelas colonias

PESQUISA EM GRUPO..

1a) Por que ele é materialista , e não dão valor as coisas mais importantes .

b)ignorantes , que não tem direitos e não usavam as tecnologias


Pag 9
c)é uma letra irônica
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pág 9 licão de casa

1.a Segundo o autor como uma atitude justa que promovia a circulação de riquezas que tais povos não utilizavam nem para o beneficio proprio e muito menos para os demais

b.A Europa não abandonaria,absolutamente,sua autoridade colonial

c. A circulação de riquezas de tais povos não realizavam
-
pág 10

1.a Primeniro o preconceito europei em julgar povos sem respeitar seus costumes e culturas fica claro tambem a ideia de raça sub-humana na concepção europeia

b.sim,o julgamento precipitado feito em reação aos nordestinos e as tribos indigenas.

[Página 15]

1- a-) O autor cita a impessoalidade da guerra - onde as pessoas não precisavam "furar" as "barrigas" dos inimigos com baionetas.
1- b-) Sim, hoja está bem mais fácil praticar violências pois não existe relação próxima entre o assassino e o assassinado.

Pesquisa individual

1- a-) NÃO SEI. =D
1- b-)
* Restituir a região da Alsácia-Lorina;
* Ceder outras regiões a Bélgica, Dinamarca, Polônia;
* Entregar menos à França e Inglaterra;
* Pagar enorme indenização aos vencedores;

pagina 13 (na veradde 16)

1-soldados lutam na mão.plor motivo de tecnologia

2-por motivo de transformação de costumes de guerra,armamentos e etc.

3-a)o amor pelo pais no mundo era grande, hoje nao existe nacionalismo,quase todos países ainda tem nacionalismo,exceto o Brasil.

4-b)davam suas vidas pelo seu próprio país.

5-c)os países:inglaterra que combatiam com a alemanha.


[Página 16]

2- Pois eles estavam prevendo que poderia haver uma nova guerra, como ocorreu a 2ª Guerra.

Pesquisa em Grupo

Bloco da Tríplice Entente
- Inglaterra;
- Rússia;
- França.
Bloco da Tríplice Aliança
- Alemanha;
- Áustria;
- Itália;

OBS : Em 1917 a Rússia saiu da guerra e entrou os EUA.

[Página 17]

1- a-) A convenção de Genébra deveria assegurar o mínimo de dignidade aos presos de guerra e foi assinada em um momento CONTURBADO (entre guerras).

[Página 18]

1- b-) Elas não necessitam de um exército para serem detonadas, basta uma pessoa para poder contaminar um país todo.

Página 15: (Na verdade é 17)

a) 14 pontos de Wilson: Logo Após a I Guerra Mundial, o presidente norte-americano Wilson anuncia os 14 pontos para a paz. Para muitos, estes pontos são os precursores da escola idealista das teorias das Relações Internacionais. O fato é que, olhando este evento histórico com os olhares da época, havia muito de realismo.


- Daí se sua profª pedir quais são:

1- Convenções de paz, preparadas "às claras", após as quais não haverá mais acordos particulares e secretos; (…) a democracia agirá sempre francamente e à vista de todos.


2- Liberdade absoluta de navegação nos mares, fora das águas territoriais, tanto emtempo de paz como em tempo de guerra (…).


3- Supressão de todas as barreiras económicas e estabelecimento de condições comerciais iguais para todas as nações (…).


4- Troca de garantias suficientes de que os armamentos serão reduzidos ao mínimo compatível com a segurança interna.


5- Uma concertação livremente debatida de todas as reivindicações coloniais, baseada na estrita observação do princípio segundo o qual, na regulação destas questões de soberania, os interesses das populações em jogo terão o mesmo peso que as reivindicações equitativas do governo.


6- Evacuação integral do território russo e regulação de todas as questões envolvendo a Rússia (…) com a finalidade de dar à Rússia toda a latitude para decidir, em plena independência, sobre o seu desenvolvimento político e a sua organização nacional (…)


7- É imprescindível que a Bélgica seja evacuada e restaurada (…).


8- Todo o território francês deve ser libertado e as regiões invadidas devem ser restauradas; o prejuízo causado à França pela Prússia em 1871, no que respeita à Alsácia-Lorena (…) deverá ser reparado (…).


9- Deve concretizar-se uma rectificação das fronteiras italianas, conformemente os dados claramente perceptíveis do princípio das nacionalidades.


10- Aos povos da Áustria-Hungria (…) deve ser garantida, o mais cedo possível, a possibilidade de um desenvolvimento autónomo.


11- A Roménia, a Sérvia e o Montenegro devem ser evacuados; à Sérvia deve ser assegurado um livre acesso ao mar (…).


12- Às regiões turcas do actual império otomano devem ser garantidas a soberania e a segurança; mas às outras nações actualmente sob domínio turco deve ser garantida uma segurança absoluta de existência (…) Os Dardanelos devem permanecer abertos como passagem livre para os navios e comércio de todas as nações.


13- Deve formar-se um Estado polaco, abrangendo os territórios habitados pelas populações indiscutivelmente polacas, às quais se deve garantir um livre acesso ao mar(…).


14- É necessário que uma organização geral das nações seja constituída (…) tendo como objectivo assegurar garantias mútuas de independência política e integridade territorial tanto aos pequenos como aos grandes estados. "

1 Response to "Caderno do aluno 3º ano - Historia Volume 1"

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